quinta-feira, 27 de março de 2014

Cidadania




A cidadania é o exercício através do ser humano de seus deveres e direitos civis, sociais e políticos estabelecidos por lei. Ambos devem andar sempre juntos para que a cidadania aconteça por completo. Não basta que um indivíduo exija todos os seus direitos querendo abster-se de seus deveres.Quando um indivíduo se retém de seus deveres querendo somente exigir seus direitos, ele está subvertendo a democracia indo contra aquilo que se prega em lei. Os direitos e os deveres de um cidadão foram constituídos e implantados na constituição de 1988. Alguns desses direitos e deveres são:


- Direitos

 

        Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações nos termos da Constituição;Saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, proteção à maternidade e a infância, assistência aos desamparados, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte; Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei; Ninguém deve ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;  A manifestação do pensamento é livre, sendo vedado o anonimato;  A liberdade de consciência e de crença é inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.


- Deveres

    

    Votar para escolher os nossos governantes ; Cumprir as Leis; Respeitar os direitos sociais de outras pessoas; Educar e proteger nossos semelhantes; Proteger a Natura; Proteger o patrimônio público e social do país; Colaborar com as autoridades.
A única maneira para que um indivíduo tenha pleno conhecimento de seus deveres e direito e possa exercer a cidadania de uma forma plena é extremamente importante que a educação esteja em primeiro lugar, que o indivíduo seja instruído de forma correta, assim poderá com ciência exigir e exercer tudo que lhe cabe. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário